Pular para o conteúdo principal

METRÔNOMO


POR QUE ESTUDAMOS COM METRÔNOMO ?

Utilizamos o metrônomo porque não somos perfeitos e,
freqüentemente, atrasamos ou adiantamos o andamento de uma música ou um trecho musical.
Estude todos os arpejos e as escalas com articulações e ritmos diferentes, mas use o metrônomo para manter a pulsação,
ou  A utilização de uma bateria eletrônica durante os estudos,
 pois você poderá programar o ritmo (patern) que você quiser: Funk, Bossa Nova, Swing, Bolero, SAlsa, Reggae etc.
 Você poderá praticar os arpejos encaixando as notas na "levada da bateria" e,
 caso você não disponha de uma bateria eletrônica,
 poderá pedir para um amigo que possua um teclado com o recurso de ritmo eletrônico para que grave os ritmos em uma fita cassete.

Organize seus estudos!
 Grave os ritmos de um determinado estilo, por exemplo: Funk, em uma mesma fita,
 mas faça-o com andamentos e estilos de FunK variados (lentos, moderados e rápidos)
 e com variações rítmicas. Geralmente todo teclado ou bateria eletrônica tem no seu banco de ritmos e variações do mesmo.
 Exemplo: Funk 1, Funk 2, Funk Paraguaio etc.

Considero muito mais proveitoso e agradável estudar com uma bateria eletrônica ou com um metrônomo tipo tique-taque,
 O metrônomo tem a função básica de manter a pulsação da música e ajuda o músico a ficar dentro do andamento,
não correndo onde sinta facilidade na execução, nem atrasando onde tenha dificuldade.
o metrônomo desempenha perfeitamente bem o seu papel.
  a atenção  na pulsação do metrônomo. Isso depende da necessidade e preferência de cada um.
Para quem estuda voltado mais para a área de Rock, Pop ou Jazz, é mais interessante a utilização de uma bateria eletrônica,
   Imagine-se estudando uma peça clássica.
 A lógica recomenda o uso do metrônomo, pois sua sonata ou peça de concerto exigira acentuações e ritmos bem diferentes de uma levada na bateria,
 por exemplo, de Bossa Nova. Neste caso, o metrônomo desempenhará melhor o papel. Por ser neutro, ele adequar-se-á a todos os estilos.
 Por sua vez, a bateria com um ritmo programado (levada) é indicada quando você estuda um tema de Funk, Samba, Choro,
improvisação obedecendo cifras etc, porque o aproxima mais de uma situação real.
 Tocando e estudando com a bateria eletrônica você aprenderá a sentir a pulsação das levadas. Sem perceber,
 você começará a fazer variações rítmicas em cima da pulsação da música, sem perder o "time" ou o "beat".
 É muito importante que você comece a estudar sempre dentro de um ritmo. Além de ser mais "emocionante",
é como se voltássemos ao tempo de nossos ancestrais, os quais dançavam a noite toda num envolvente ritmo tribal.
  algumas pessoas encontrar-se consigo mesmas enquanto nadam, andam de bicicleta, correm, jogam futebol, pescam etc.
Faça do seu estudo um momento de prazer, o momento de encontrar-se consigo mesmo e sinta o seu verdadeiro ritmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Partes do baixo e suas funções.

    PONTE - UMA PEÇA MUITO IMPORTANTE DO BAIXO. EMBORA PAREÇA QUE SEJA APENAS UM APOIO PARA AS CORDAS, É ELA QUEM FAZ A TRANSFERÊNCIA DAS VIBRAÇÕES DAS CORDAS PARA A MADEIRA DO CORPO. EM ALGUNS BAIXOS,  AS CORDAS NÃO SÃO PRESAS NA PONTE, MAS SIM DIRETAMENTE NO CORPO, VISANDO UM MELHOR APROVEITAMENTO DOS GRAVES. CAPTADORES - TÊM A FUNÇÃO DE TRANSFORMAR A VIBRAÇÃO DAS CORDAS EM SOM.  ATRAVÉS DE INDUÇÃO MAGNÉTICA, O SOM É CAPTADO E TRANSMITIDO PARA A SAÍDA.  ENTRE OS VÁRIOS MODELOS DE CAPTADORES, OS MAIS COMUNS SÃO O JAZZ(PADRÃO JAZZ BASS), PRECISION E PIEZO. CORPO - RESPONSÁVEL DIRETO PELO TIMBRE DO INSTRUMENTO. ASSIM COMO NO VIOLÃO EXISTE A CAIXA ACÚSTICA,  O CORPO DO BAIXO É QUEM VIBRA, DANDO SUSTAIN E GRAVE NECESSÁRIO AO BAIXO.  É NO CORPO QUE SE FIXAM AS CORDAS, O BRAÇO E A PARTE ELÉTRICA.  O PESO DO CORPO INFLUI TAMBÉM NO EQUILÍBRIO DO BAIXO E NO CONFORTO DO INSTRUMENTO. MÃO - (PARTE ONDE SE PRENDEM AS CORDAS VIA TARRACHAS) - ALÉM DE SERVIR P...

Randy Coven Ultimate Lead Bass Guitar

Bass Guitar Playing by Yves Carbonne and Katsuji Morioka