Jimmy Johnson e o primeiro Alembic de cinco cordas
Jimmy Johnson: criador do baixo de
cinco cordas.
Neste ponto de nossa viagem do tempo, vamos para
Mineapolis, onde vivia um jovem baixista chamado Jimmy Johnson.
Trabalhando como freelancer e músico de estúdio no começo dos anos 70,
Jimmy usava um baixo Gibson Les Paul para realizar seus trabalhos. Em
uma entrevista concedida para a Bass Player, Jimmy conta o que o levou a
pesquisar novos instrumentos: “Eu não estava satisfeito com o timbre do
Gibson. Foi quando conheci os famosos Alembic e fiquei impressionado
com sua sonoridade. Naquela época, eu era muito conhecido por trabalhar
ao lado de James Taylor. Acostumado com sua música, eu pensei que alguns
timbres mais graves poderiam realçar ainda mais a beleza da
composição”.
Uma das pessoas mais influentes da época foi o seu próprio pai, que era contrabaixista da orquestra da cidade. Ele possuía um modelo de quatro cordas, porém dotado de um mecanismo similar ao hipshop, que possibilitava que a corda pudesse ter sua altura alterada até um tom abaixo. “Meu pai disse que havia muitos instrumentos acústicos de cinco cordas - com uma corda adicional B para atender a determinados autores. Foi a partir daí que eu pedi para a empresa GHS fabricar uma corda com a afinação de B que pudesse se adaptar ao instrumento de cinco cordas”.
Ao mesmo tempo, Johnson solicitou um novo modelo a Alembic de cinco cordas, porém, ao invés de ser colocada a corda C, a empresa deveria fazer uma adaptação no capotraste e na ponte para receber uma nova corda com uma calibragem de 120. O resto todos já sabem. Durante a próxima excursão com James Taylor todos ficaram impressionados com os timbres profundos do baixo elétrico do lendário baixista.
Mais uma vez um pequeno fato idealizado por um jovem e obstinado baixista criou um novo rumo na história dos graves neste mundo.
Jimmy Johnson: criador do baixo de
cinco cordas.
Uma das pessoas mais influentes da época foi o seu próprio pai, que era contrabaixista da orquestra da cidade. Ele possuía um modelo de quatro cordas, porém dotado de um mecanismo similar ao hipshop, que possibilitava que a corda pudesse ter sua altura alterada até um tom abaixo. “Meu pai disse que havia muitos instrumentos acústicos de cinco cordas - com uma corda adicional B para atender a determinados autores. Foi a partir daí que eu pedi para a empresa GHS fabricar uma corda com a afinação de B que pudesse se adaptar ao instrumento de cinco cordas”.
Ao mesmo tempo, Johnson solicitou um novo modelo a Alembic de cinco cordas, porém, ao invés de ser colocada a corda C, a empresa deveria fazer uma adaptação no capotraste e na ponte para receber uma nova corda com uma calibragem de 120. O resto todos já sabem. Durante a próxima excursão com James Taylor todos ficaram impressionados com os timbres profundos do baixo elétrico do lendário baixista.
Mais uma vez um pequeno fato idealizado por um jovem e obstinado baixista criou um novo rumo na história dos graves neste mundo.
Redação TDM
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