Foi o inventor do "baixo de seis cordas".
(nascido em 23 de junho de 1952 ) é um baixista norte-americano. Ele é considerado um dos baixistas mais importantes da história, como ele expandiu os limites técnicos e idiomáticas do instrumento, e tem sido fundamental para legitimar a utilização deste instrumento nos círculos de jazz (embora carreira de Jackson, desenvolveu em muitos Mais de estilos de jazz).
Biografia
Anthony Jackson tem sido uma voz única sobre o baixo elétrico desde que ingressou na cena musical de Nova York. Em sua juventude, ele começou a tocar piano, antes de mudar para a guitarra e, finalmente, influenciado pela lendária Motown baixista James Jamerson , assumiu o baixo elétrico como seu instrumento principal. Aos 18, Jackson começou a trabalhar como baixista de sessão, tendo até então em grande demanda.Estilo e influências
Músicos familiarizados com Jackson sabe que tem um estilo muito pessoal. Este estilo pode ser parcialmente atribuído às influências musicais de Jackson:- James Jamerson - um dos principais baixistas da fábrica Motown , e o primeiro baixo virtuoso;
- Jack Casady , o grupo Jefferson Airplane , e
- Olivier Messiaen , compositor francês.
Jamerson influência no estilo de Jackson é facilmente perceptível a qualquer ouvinte familiarizado com ambos baixistas, especialmente em questões de Jamerson como " How Long que você se foi Isso Evening Train? "por Diana Ross e as Supremes . O uso de arpejos e passando notas para a expressão simultânea de harmonia e ritmo, e breves passagens em uníssono com a melodia ou outros instrumentos são reveladoras.
Uma das mais notáveis características do estilo de Jackson é a sua capacidade de ser inspirado pela linguagem de um músico Jamerson alma para ser aplicado em qualquer outro estilo. Hoje a maioria das gravações de Jackson não tem nada a ver com qualquer gravação Motown, exceto pela presença evidente da influência de Jamerson.
Talvez o mais surpreendente para alguns será a influência que Jackson admite ter tido de Jack Casady .
"Casady, que ouvi pela primeira vez o álbum 1966 Pillow surrealista de Jefferson Airplane , tinha um som grandes, ricos e metal muito grosso, e uma maneira curiosa curioso de tocar, violão, me atraiu de imediato. Quando o vi tocar ao vivo, fiquei impressionado com a sua dignidade e seriedade. ", Disse Jackson, em 1990, em uma entrevista Bass Player magazine.. (Note-se que esta citação sugere a fascinação de Jackson com a relação entre baixo e guitarra - veja abaixo.).
"Casady, a quem eu ouvi pela primeira vez no álbum do Jefferson Airplane Pillow surrealista no final de 1966, teve um grande, um som rico metálica com um fundo e uma maneira completa, Curioso violonísta de que eu fui imediatamente atraído. Quando o vi tocar ao vivo, fiquei impressionado com a sua dignidade e semblante sério. "
"Foi o som Casady do que me explorando as possibilidades expressivas de usar the pick. Para este dia, quando eu uso um e flanger, a influência Casady emerge e pode ser claramente detectado por um aficionado.A outra influência importante é provavelmente Jackson pelo que esperam que uma das principais influências para um baixista.
A música do compositor Olivier Messiaen mudou a vida de Michael Jackson "em caráter irrevogável e para sempre" em suas próprias palavras. Foi o conjunto de órgãos " O du Seigneur Nativité "pelo compositor francês tão impressionado que Jackson, que salientou que
"Eu ouço o trítono como o intervalo central sobre a qual construir harmonias e melodias, ao contrário do terceiro maior ou menor ... O intervalo de trítono tem sido de extrema importância para mim desde o primeiro dia que ouvi Messiaen tocando sua própria música no órgão. "Ouvindo Jackson , especialmente em contextos trítonos livre pode ser ouvido com freqüência, como ele se move através do fingerboard de sua enorme "bass guitar" Fodera , 28 trastes escala 36 polegadas.
Jackson e seis baixo da corda
Jackson foi o inventor do que tem sido chamado de "baixo de seis cordas" , um baixo cujas cordas são afinadas em si-mi-la-re-sol-do. Sua idéia, que ele chamou de "guitarra baixo", avançou a qualquer padrão mais baixo de seis cordas em mais de 20 anos.Jackson explica que sua idéia de acrescentar mais cordas para o baixo teve sua origem na necessidade de expandir a tessitura do instrumento, e sua frustração com a perda de som notas altas e experimentar, se baixou o tom das quatro cordas.
Quando lhe perguntaram sua opinião sobre as críticas das seis cordas, Jackson respondeu:
"Por que são normais quatro cordas em vez de seis? Sendo o membro mais graves da família da guitarra, o instrumento deveria ter tido seis cordas desde o início. A única razão que quatro é porque Leo Fender foi o pensamento de um instrumento com a função de um baixo, mas em forma de guitarra construída porque eles são os instrumentos que ele construiu. O conceito lógico envolve uma guitarra baixo que tem seis cordas. "(Guitarra Bass, "bass guitar" é um dos nomes do contrabaixo em Inglês)
Embora Jackson teve a idéia de anos atrás, e começou a instruir vários luthiers de seis cordas do baixo desde 1974, não foi até 1981, quando Jackson começou a tocar baixo com apenas seis cordas.
Seus primeiros seis cordas Carl Thompson construiu em 1975, e posteriormente utilizado Fodera construída baixo.
Na verdade, Jackson começou na música tocando violão, tendo vindo a estudar com o renomado guitarrista de jazz Pat Martino. Esta exposição inicial para o violão e sua passagem posterior formada na parte baixa da atitude de Jackson sobre o baixo, que esta é também uma guitarra, apenas um membro a mais grave da família do violão, e não uma versão simples do baixo com mais volume e sólido, construído por um luthier para baixistas.
A julgar por numerosos créditos em registros, em que Jackson interpreta o instrumento aparece referido como "guitarra baixo" ao invés de simplesmente "baixa" ou "baixo elétrico", Jackson parece ainda quero salientar a importância da relação entre baixo e guitarra, mas sem negar que o papel atual do instrumento é diferente da de um violão tradicional. A maneira em relação ao instrumento, especialmente no contexto de inovação, sugere que a relação é comparado com outros que compartilham instrumentos família como a viola e violoncelo.
O baixo elétrico foi feito, do ponto de vista das características Jackson, baixo por razões de marketing, mas na realidade é uma guitarra.
fonte: http://es.wikipedia.org/
Comentários
Postar um comentário